Deixe um comentário

A falha de Sasami-san@Ganbaranai

Sasami-san@Ganbaranai.600.1233639

Sasami acabou não sendo ruim como sua pré-nota foi, mas faltou algo, aquele algo que faz a magia de algo ser da SHAFT. Vamos tentar desvendar isso.

Sasami-san@Ganbaranai (ou Sasami-san at Ganbaranai) é um anime da temporada de janeiro de 2013, produzido pela mesma equipe de sempre do estúdio SHAFT. A história segue uma hikikomori chamada Sasami que está desmotivada até mesmo para trocar de roupa ou comer. Porém, seu irmão cuida dela, mesmo que ela não goste de sua natureza de escravo. Sasami passa seus dias vendo o mundo exterior através de um “Sistema de Vigilância Onii-chan” em seu computador. No mundo exterior, as três belas irmãs Yagami e o irmão de Sasami estão no meio de uma relação digna de uma comédia romântica.

Agora que a introdução passou, vou começar falando algumas coisas antes de realmente iniciar o review, afinal, é meio que necessário.

Existem três grupos em minhas notas que podem ser considerados “manjados”, e são bem óbvios para quem me conhece, mas para quem não, eles são: Animes Slice of Lifes, Animes produzidos pela Kyoto Animation e animes produzidos pela SHAFT. Essa tríade forma a coisa mais manjada que minha MAL já viu, ou que você leitor pode ter lido (estou falando desses reviews aqui: Aria, Nisemonogatari, Papa no Iukoto o Kikinasai!, Hidamari Sketch e Por que afinal o gênero Slice of Life é tão odiado?).

Sasami-san@Ganbaranai.600.1472529

Esse grupo é bem simples, já que eles costumam ter as mesmas notas sempre. Por exemplo, em Slice of Life, os piores do gênero digamos assim tem notas 7 e 4, e esse é o gênero mais visto da minha MAL (fonte).

Mas onde eu quero chegar é no seguinte: Sasami basicamente é desse grupo de coisas manjadas, antes de começar a ser exibida a expectativa já estava muito acima para se contar, aliás, melhor dizendo, não dava para contar, afinal, tudo que é do grupinho manjado é expectativa alta, com uma nota fora do padrão já dá para ser considerado fracasso.

A SHAFT, que até hoje só havia falhado uma vez no que eu assisti deles (Oi Dança na Bunda do Vampiro), falhou novamente. Como nota aqui significa tudo para um anime, basicamente precisa-se entender por que Sasami falhou.

Sasami, digamos assim, não tem o brilho, aquela coisa empolgante da SHAFT. Ele é meio bobo, não consigo ver futuro para a série.

Sasami-san@Ganbaranai.600.1233602

Sasami basicamente pode ser taxado como uma série que era melhor eu não ter visto. No início ele era muito confuso; era uma confusão para entender o que estava acontecendo. Isso não se mantém em todos os episódios, depois a série fica menos confusa, mas ainda não fica boa.
Ela não tem aquele brilho, aquele charme que as histórias que a SHAFT tem. Todos os elementos estão presentes, falta nada, nem os pescoços tortos dos closes que são tradicionais da SHAFT. Tá tudo lá, a SHAFT consegue ser a SHAFT, digamos assim.

Mas a maquiagem venceu, Sasami não é tão bom assim; as personagens no máximo são legais, a história é viajada demais e não tem bem um rumo.
Em uma história sem sentido é tão fundamental ter um rumo, se eu for citar algo daqui, talvez cite Moyashimon, deve ser o mais próximo do que eu estou tentando explicar.

Sasami-san@Ganbaranai.full.1440392

Existem vários episódios que explicam um ao outro, mas são totalmente viajados, a ponto de um basicamente ser (spoiler alert on) como fazer um braço aparecer em seu peito e o outro ser como fazer o braço do seu peito desaparecer (spoiler alert off).

Enfim, as personagens são no máximo agradáveis e printáveis para quem gosta, não falta print, tem quem goste, mas se depender de mim, a SHAFT falhou pela primeira vez desde Dance in the Vampire Bund, sendo assim, preciso nem dizer se eu te recomendo ou não Sasami.

 

 

 

Faça um comentário, é de graça

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: