Deixe um comentário

Diário de Bordo #04.18-19: Shin Sekai Yori: From the New World

EPISÓDIO 18: UMA FLOR RUBRA 「紅い花」 (Akai Hana)

O início da tempestade.

shinsekai139

Abrindo o episódio com reflexões:

Quando éramos muito jovens, o mundo parecia grande e cheio de perigos. Mas, uma vez que crescemos um pouco e adquirimos nosso Canti, sentimos que nada mais seria capaz de nos assustar.
Acreditamos nisso do fundo dos nossos corações.”

Depois desse prólogo, encontramos Satoru relatando aos superiores que a colônia O-Suzumebachi foi dizimada e Kiroumaru está desaparecido. Mas o intrigante é que não foi enconttarado nenhum resquício de qualquer tipo de arma no campo de batalha, e não é difícil para o telespectador concluir que eles foram mortos por um humano utilizando Cantus. Nossos personagens até cogitam a possibilidade levantada no anime por Shisei, mas não dão a ela o crédito necessário. Eles se preocupam mais em decretar a aniquilição da colônia Robber Fly, que claramente está cheia de más intenções.

Independente dessa situação,o festival de Verão está aí (claro, o que é um anime sem um episódio de festival com todo mundo de yukata?)  e apesar de Hitomi, do Comitê de Educação, sugerir adiá-lo até resolver a questão de Yakoumaru, ninguém lhe dá atenção. Saki e Satoru também guardam para si vários detalhes conhecidos apenas por eles sobre o caráter de Squealer e o desaparecimento de Maria e Mamoru. Depois não querem que dê desgraça, né?

shinsekai140

Durante o festival, Saki tem lembranças e visões de Maria enquanto flashes da reunião do Conselho passam por sua cabeça. A desconfiança de que Robber Fly tenha um falso minoshiro, a certeza de que não foram armas ou bombas que mataram os O-Suzumebachi e de que Maria e Mamoru estão mortos, tudo isso forma um clima de mistério com origem na mente de Saki, e a sombra de Maria a cercando é como um prenúncio de tragédia. O que não demora a se tornar realidade.

shinsekai142

shinsekai143

A segunda metade do episódio é totalmente voltada para a ação, com o ataque surpresa dos Bakenezumi ao festival. Vemos como, apesar de terem o Cantus, os humanos são dóceis, domesticados e presas fáceis de estratégias militares simples. E a citação do início do episódio se mostra uma grande piada. Mesmo um dos grandes usuários de Cantus do Conselho é derrotado após causar poucas baixas às criaturas.

Isso faz Shisei Kaburagi entrar em ação e mostrar que seu nível é top entre tops, conseguindo subjulgar  o ataque por um tempo. Aliás, quando ele finalmente retira a máscara, temos um design surpreendente e interessante. Me pergunto se na novel original eles detalham melhor a história dele e de seus poderes… e se ele tem mesmo 3 pupilas em cada olho.

2 episódios e abraço, nem lembro seu nome

2 episódios e abraço, nem lembro seu nome

ALGUEM COM 2 PUPILAS DENTRO DE CADA PUPILA SÓ PODE SER FODA

ALGUEM COM 2 PUPILAS DENTRO DE CADA PUPILA SÓ PODE SER FODA

Outro momento interessante é quando o colega de Shisei morre e de dentro dele sai uma figura humana como aconteceu com o Minoshiro e o velho Risin. Eu não sei com certeza o que significa, mas vi teorias de que é o Death Feedback efetivamente. Novamente, esses detalhes só despertam mais curiosidade para a novel!

shinsekai146

Pra fechar, temos um monólogo de Maria comentando sua fuga de 20 anos atrás, seus sentimentos por Saki… e lamenta que as duas não poderiam ter filhos por serem meninas. Essa despretenciosa frase na verdade joga na cara o mistério do plot, que continua no episódio seguinte…

EPISÓDIO 19: ESCURIDÃO 「暗闇」 (Kurayami)

shinsekai148
Nome do episódio mais direto ao ponto, impossível. Nele, Saki e Satoru se juntam a um grupo depois da confusão, como ordenado por Shisei,  pois o ataque ainda não acabou. Mas diferente da ação de antes, aqui teremos um episódio de mistério típico de filmes de terror e daqueles ‘todos morrem à exceção do protagonista’. A começar pela formação do grupo: além da dupla de segurança garantida, temos um líder, um cabeça quente e uma chorona. Se você ainda tinha dúvidas, o cenário em que se desenrolará o enredo logo deixa claro: nada poderia ser mais clássico do que um hospital assombrado.
shinsekai149
Bakenezumis espreitando, luzes estranhas no hospital, sobreviventes em estado de choque e uma estranha presença pairando entre eles. Todos os elementos necessários estão lá, e junto à trilha sonora asfixiante, é um dos melhores episódios de suspense da série. Pouco a pouco, cada membro do grupo é misteriosamente eliminado, embora logo eles entendam o que está acontecendo e o desespero é inevitável. O Espírito Maligno é invencível, tal como eles aprenderam na escola.
shinsekai150
shinsekai151
shinsekai152

O clima de perseguição e mistério em torno da figura do Espírito Maligno foi bem trabalhado, pois mesmo ele não aparecendo diretamente e com todos sabendo do que se tratava, a tensão foi suficiente para o episódio acabar em cinco minutos. Assistir isso 2h da manhã foi uma experiência interessante… só é uma pena que algumas cenas estejam tão escuras que exista dificuldade em discernir o que acontece. É um dos pontos que serão consertados na versão BD.

Por fim, como previsto, apenas Saki e Satoru escapam com vida e fogem em um dos barcos, mas são perseguidos de longe pelo Espírito Maligno rio abaixo. A criatura não aparece atacando diretamente e nem ‘pula em cima deles’, preferindo entocá-los em uma caçada silenciosa… que continua no episódio 20.

shinsekai153

E é isso, até o próximo Diário de Bordo, retroativo, mas sempre presente! (desculpem se esse post não ficou 100%, eu realmente estou morrendo de calor e me recuperando de umas dores estomacais aí, mas fiz o possível! :D)

VISITEM O TÓPICO OFICIAL DO ANIME NO FÓRUM MINNASUKI, É DAHORA!

Kanjis dos nomes dos episódios retirados do Blog Random Curiosity

Faça um comentário, é de graça

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: