1 comentário

Diário de Bordo #04.7: Shin Sekai Yori: From the New World

EPISÓDIO 7:  VERÃO DE TREVAS 「夏闇」 (Natsu Yami)

E no dia seguinte ninguém morreu.

Depois de 7 semanas, a conclusão do primeiro arco.

Mas vamos por partes. A primeira metade do episódio mostrou a conclusão da batalha contra os Chichigumo e, através dela, acrescentou mais algumas nuances cinzentas ao universo de Shinsekai.

A sequência inicial do enfrentamento contra o exército Bakenezumi transmitiu muito bem o desespero da situação. As expressões de Satoru eram puro “meu deus, como eu resolvo essa merda”, a trilha sonora se mostrou angustiante na medida certa e Saki teve que pensar mais rápido do que nunca para sobreviver e salvar seu amigo exausto… e ainda lidar com a “deserção” repentina de Squealer.

FURA-OLHO

FURA-OLHO

“Sua covardia não é inocente, ela é malandra, agressiva. É assim que o gene da covardia sobreviveu enquanto tantos outros morreram”. – Dr. Who em Complexo de Deus, episódio 11×06.

A definição do Dr. Who serve perfeitamente para Squealer, cuja persona ficou esclarecida para o espectador depois de três episódios sendo desenvolvida. Utilizando a subserviência, a fraqueza e a pretensa lealdade como arma, ele faz qualquer negócio para sobreviver, garante o dele e corre para o lado mais forte sem piscar. O outro líder Bakenezumi que faz sua estreia no episódio, por outro lado…

KIROUMARU MITANDO

KIROUMARU MITANDO

Quando tudo parece perdido, os O-Suzumebachi (Grande Vespa) chegam pra por ordem na casa e limpar a bagunça liderados por uma versão ‘kemono’ de um General Feudal da Grande Nação Japonesa. Altivo, maduro, inteligente e até imponente perante aqueles que deveriam ser seus deuses, Kiroumaru é o contraponto extremo dos lamentáveis e animalescos Robber Fly. E dublado pelo épico Hiroaki Hirata (Kotetsu T. Kaburagi, Nanba Mutta, Benny) ele já ganha mais alguns pontos.

Fica claro que existe uma hierarquia interna entre os clãs Bakenezumi. Mas Kiroumaru endossa que mesmo a menor colônia não deve ser deixada de lado e divide os espólios de guerra com seus primos mais pobres. Se a  cooperação é a lei vigente ou se é uma atitude típica dos O-Suzumebachi, não dá pra concluir. Afinal, a conduta deles se mostrará bastante particular no decorrer do episódio. Além disso, nota-se que, quanto mais inteligente é o Bakenezumi, mais humanóide ele é.

E ao vencedor as batatas.

E ao vencedor as batatas.

Ao ver os O-Suzumebachi felizes da vida recolhendo os filhotes dos Chichigumo como recompensa, Saki se lembra de como Squealer tinha bancado o dramaqueen sobre o destino da colônia ser uma vida de escravidão e sofrimento caso os selvagens ganhassem a guerra… Ela só não esperava ver o lado que escolheu fazendo a mesma coisa. Vale comentar que o Squealer não se conteve de felicidade quando Kiroumaru anunciou que um décimo dos filhotes iam pra Robber Fly, ratificando seu lado mesquinho e ambicioso. Não é a toa que puxou os ‘deuses’ pra guerra sem hesitar.

Mas herói mesmo é o Satoru, que salvou a galera de mais um atentado Blowdog e teve um rompante de esperteza, deduzindo sozinho todo o perigo da situação em que estavam envolvidos e concluindo que existia uma chance enorme do Comitê de Ética ter ordenado a execução deles pelas mãos da colônia O-Suzumebachi, a “mais leal aos humanos”. O que uma noite de sono não faz. É verdade que isso fica um pouco nebuloso, pois a dedução das crianças é tudo que é temos e não sabemos exatamente  qual ordem Kiroumaru recebeu… Mas certamente a pirralhada não conseguiu enganar os adultos tão bem quanto pensa.

TOMODACHIiiiiiiiiiargharghargh

TOMODACHIiiiiiiiiiargharghargh

Com o grupo reunido, a tensãozinha infantil entre Saki e Satoru e a troca de olhares entre ela e Shun também voltaram. O comportamento muda quando você está em bando, não é mesmo, macacada? O desejo que as coisas voltem “ao normal” é forte.

E pelo visto, a feitiçaria do monge não era tão catastrófica assim, visto que a molecada conseguiu neutralizá-la assim que parou para pensar um pouco. MAS eles ainda recuperaram o Cantus através de um ritual ‘amador’. Vai saber as consequências disso… não apenas para a sociedade, mas para os relacionamentos entre eles. Afinal, se pensar a respeito, foi praticamente um entrando na alma do outro. Ui.

Essa parte poderia ter ficado forçada, mas foi uma bela cena, feita de maneira inteligente, e com certeza o enredo teve seus motivos para retirar e reaver o poder deles em um intervalo tão curto de tempo. Veremos.

Como nem tudo são flores, esse episódio teve uns momentos tensos no character design, hein… diferente do episódio 5, quando alteraram o estilo da arte. Aqui só tava torto mesmo.

faltei a aula de desenho

faltei a aula de desenho

E no próximo episódio, time skip!

NO HOMO RIGHT

NO HOMO RIGHT

Outros comentários:

também me pergunto isso

também me pergunto isso

Ok, eu ri nessa parte. Tudo bem que um momento de desespero era totalmente plausível, mas… eu ri.

e esse povo limpinho?

e esse povo limpinho?

Deu até raiva, a Saki e o Satoru piores que mendigos famintos e o triozinho chega impecável e cheiroso. Até esperei um comentário assim em on, mas não aconteceu…

I'M SEXY AND I KNOW IT

I’M SEXY AND I KNOW IT

Acho que o Kiroumaru dá um husbando melhor. Sorry Squealer.

Fonte dos kanjis do nome do episódio: Random Curiosity

E é isso, até a próxima semana! Que… já sai episódio novo hoje, eu sei, mas tá valendo.
ps: eu mantive os nomes dos monstros em japonês, mas não consigo entender o que eles falam pra Robber Fly no original, então deixei em inglês. Se alguém souber o termo em japonês, pode me falar que da próxima vez eu uso. Se bem que eles não devem reaparecer tão logo. Enfim, só um comentário. Valeu!

Um comentário em “Diário de Bordo #04.7: Shin Sekai Yori: From the New World

  1. Muito boa sua resenha Ana, usar Dr Who para fazer o contraponto foi um movimento de mestre e realmente caiu muito bem.

Faça um comentário, é de graça

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: