13 Comentários

Review: Hitman – Matador por Acaso, volume 1 (Hiroshi Mutou, Editora Nova Sampa)

Capa

Contra-capa

Os primeiros mangás da Nova Sampa com Marcelo Del Greco como editor foram lançados na última Fest Comix: Hitman e Yakuza Girl. O primeiro deles eu comprei e vou contar o que achei.

Sinopse: Tokichi é uma pessoa normal, um vendedor recém casado, com seus trinta e tantos anos. Magnum Duplo é o codinome de um assassino famoso que trabalha para uma organização chamada Combini, mas que em sua última missão foi dedurado por seu gerente e agora ele e sua namorada estão correndo sério risco de vida. Uma série de eventos termina com a morte de Magnum Duplo e Tokichi assumindo o título. A história agora é sobre como Tokichi vai lidar com duas vidas tão diferentes e incompatíveis. Tiroteios, venda de processados de peixe, a ex-namorada provocante do assassino falecido e comédia.

É esse evento que muda a vida de Tokichi para sempre

Eu gostei do enredo. Não tem um clima pesado como eu achei que teria e como costuma ter em boa parte das histórias de assassinos ou de máfia que já li. O autor reserva os momentos de tensão só para quando são realmente necessários, e ao longo da história distribui muito bem os momentos de comédia. Tudo sempre bem explicado e verossímil. O foco está o tempo todo no protagonista e como ele tenta continuar com sua vida normal ao mesmo tempo em que se torna cada vez mais envolvido por sua vida de assassino, da qual ele não gosta mas para a qual ele parece ter um talento natural e as vezes parece até se deixar levar. Gostei da arte também. O traço básico é simples e bonito, e a forma como o autor passa a sensação de movimento ou o estado mental do protagonista através do desenho é bem interessante.

Um pouco de fanservice também!

A tradução e edição, salvo alguns pequenos problemas pontuais, ficaram boas. O único problema consistente é a fonte usada para as onomatopeias, que aparentemente não possui todas as letras do alfabeto. Pelo menos o “A” ela não tem. E em um mangá cheio de “bang”, sempre aparecer o “a” em fonte diferente do resto chama a atenção. Mas se fosse só isso eu não teria muito do que reclamar. A impressão e encadernação deixaram muito a desejar. O papel é ruim, não é tão transparente quanto alguns dos piores papéis que já vimos, mas é muito escuro. A impressão ficou muito escura em várias páginas, fazendo cenas mais escuras perderem totalmente o contraste. O recorte das páginas ficou horroroso, em algumas páginas dá para ver as bordas dos quadros da página que foi impressa ao lado, ao mesmo tempo que tiveram os seus próprios quadros cortados. Em mais de um caso isso simplesmente cortou texto da página. Depois de errarem na impressão e no recorte, erraram na montagem também: o primeiro capítulo possui várias páginas amassadas, e até a lombada acabou ficando amassada.

Note o balão no topo esquerdo da página direita: foi cortado no meio

Esses problemas todos são graves e fizeram com que o mangá tivesse uma qualidade abaixo do mínimo desejável. O único consolo é que não ocorrem no mangá inteiro. Os problemas de corte ocorrem em sua maioria no primeiro capítulo, aparecendo nos demais apenas esporadicamente e com menos gravidade. O problema de montagem é restrito a um grupo de páginas do primeiro capítulo. O preto carregado demais ocorre no mangá inteiro, mas é só em alguns momentos que ele incomoda de verdade. De zero a dez, eu daria quatro para a execução técnica.

Essa dobra é problema na hora da encadernação

Encerrando, a história é boa e os problemas técnicos, por graves que sejam, não chegam a prejudicar muito a experiência. Claro que isso é algo pessoal e alguns se incomodam mais com isso do que outros, eu particularmente considero que, pela história, vale a pena. Mas isso não significa que eu ache razoável que um mangá de R$ 10,90 tenha esses erros e nessa quantidade, e espero sinceramente que a Nova Sampa melhore a qualidade do seu produto nos próximos volumes.

Minha avaliação final é 6/10. Vale a pena se gostar do tema e conseguir ignorar os problemas técnicos do material.

As fotos são da minha irmã, eu não pinto as unhas!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre mexicano21

Her name is Koko she is loko I said "Oh no!"

13 comentários em “Review: Hitman – Matador por Acaso, volume 1 (Hiroshi Mutou, Editora Nova Sampa)

  1. Vou compra quando sai nas bancas para ver se gosto da historia o suficiente para aceita os problemas técnicos.

    • É isso mesmo o que recomendo. A maioria dos problemas se concentram no primeiro capítulo, não é como se o mangá estivesse inteiro horrível. E de todo modo, comprando podemos cobrar melhorias da editora com mais propriedade.

      • Mesmo sem ter comprado, já tenho muitas coisas para cobrar da Nova Sampa, como um canal oficial para noticias e tal e ridiculo se anunciado os mangas pelo perfil pessoal do Marcelo del Grego.

        • No Facebook eles tem uma página oficial onde eles falam sobre mangás, e creio que te respondam sobre mangás também se você perguntar: https://www.facebook.com/EditoraNovaSampa. Mas é uma editora pequena, as coisas funcionam em nível pessoal mesmo, e eles só têm mangás por causa do del Greco, então o perfil dele acaba sendo um canal “oficial”, mais ou menos. Pelo menos eu tenho visto ele responder coisas a esse respeito por lá. Ideal não é, mas ruim mesmo seria não ter canal nenhum.

  2. Hey, olha minhas unhas lá nas fotos! =D

    Terminei de ler o Hitman inteirinho e gostei bastante.
    E o Tokichi, no final das contas, nem é tão looser assim… x3

  3. Mexicano, você usa esmalte? o.O

  4. Comprei Hoje por acaso(Simplesmente pela capa) HITMAN eu li só ate a metade e achei um Mangá muito bom, e olhando pela qualidade do mangá ta no mesmo nível da Panini …

    Obs: Na minha Opinião

    • Sem dúvida é um título muito bom, julgando pelo primeiro volume. Ainda acho que a Nova Sampa fez um trabalho pior que o que a Panini faz, em média, mas está longe de ser horrível. Espero que melhore, porque pretendo continuar comprando. (desde que continue saindo, já acho que está demorando…)

  5. alguém pode me resumir toda história porque eu li todo manga mas eu nao entendi o final do tokichi com a chinatsu …… eles sao amigos?sao namorados? alguém pode me explicar

Faça um comentário, é de graça

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: