2 Comentários

Diário de Bordo #04.3: Shin Sekai Yori: From the New World

EPISÓDIO 3: MINOSHIRO FALSO

Silêncio na biblioteca.

Os prólogos do episódio continuam mostrando a passagem do tempo. Dessa vez, 570 anos à frente do evento principal é mostrado o assassinato de um Imperador – no mesmo cenário do prólogo anterior. Optaram por mudar até o estilo da animação, o que, reforçado pelo coral na BGM, engrandeceu consideravelmente a cena.

podemos mudar a História!

podemos mudar a História!

Como usual, voltamos a Saki e seus amigos na cena seguinte. Temos então um longo acampamento, diversões inocentes e histórias de fantasmas contadas em volta da fogueira. De relevante, apenas a atenção dada a tal ‘Mão do Demônio’, que a princípio parece uma planta. Mas desde quando plantas tem bolor e moscas em volta? E a única pessoa que parece notar algo de errado, além do espectador, é a própria Saki.

pra mim isso se parece com... ossos?

pra mim isso se parece com… ossos?

Mas o ponto central do episódio é a criatura Minoshiro, já citada na primeira cena do primeiro episódio, pra quem lembra. E claro que existe uma história meio medonha a respeito dessa criatura, ou melhor, a respeito do Akuma no Minoshiro (Minoshiro demônio), que seria um falso minoshiro causador de morte para quem o vê.  E obviamente a turminha vai aproveitar o acampamento para tentar encontrar uma dessas criaturas, afinal, adolescentes.

Daí alguns pensaram que começaria o momento Another.

A seguir temos a cena mais didática do anime, quando a voz de Saki mais velha(?) narra sobre a mudança radical da fauna nos últimos 1000 anos e sobre a literatura da antiga civilização ser totalmente censurada, enquanto um Minoshiro passeia sob o céu noturno.

Nada surpreendente cogitar que as autoridades atuais estão mantendo conhecimentos ocultos a 70 chaves, incluindo aí as causas dessa mudança radical do planeta. Mutações genéticas naturais? Causadas por alguma atrocidade? As duas coisas e mais algumas?

hoje a noite, aqui na selva...

hoje a noite, aqui na selva…

Essa informação é necessária para a próxima cena do episódio ser melhor compreendida, quando a criançada consegue ver e capturar o tal falso minoshiro graças a Saki. E quando o bicho fala…

daí você lembra que a série é classificada como Ficção Científica.

daí você lembra que a série é classificada como Ficção Científica.

Uma biblioteca holográfica vazia, isso que ele é. E assim sinais de alta tecnologia começam a aparecer pra valer no anime, mas o importante é: Saki não perde tempo em pedir para ler os arquivos. E aí…

Até a próxima semana!!!

Finalmente a turminha vai botar os olhos na história sangrenta da humanidade, ou ao menos eu espero que sim. Confesso que achei a aparição dessas informações bem rápida para um anime de dois cours, mas essa descoberta é algo que consta em algumas sinopses. Faz pensar sobre o que virá no futuro.

Também só tenho a comentar que a narração de Saki facilitou muito o entendimento do que seria o falso minoshiro, talvez até tirando um pouco a graça… mas  são informações que os personagens conheciam e o espectador precisava saber naquele momento também. Entretanto, considero que tenham optado pelo caminho mais fácil e direto de contar as coisas desta vez.

Sobre as relações entre os personagens, elas continuam se desenvolvendo leeeeeeeeentamente, mas aconteceu um avanço nesse episódio.

Shun usou CANTUS pra impressionar a mina

Shun usou CANTUS pra impressionar a mina

é super efetivo

é super efetivo

E eu ainda tenho dúvidas se foram mesmo apenas os óculos de sol que impediram Saki de ser pega na luz hipnótica do Falso Minoshiro. É a conclusão mais óbvia, mas ela é nossa protagonista e tem suas peculiaridades. Se eles tivessem testado com outra criança para ver se o efeito era o mesmo daria para tirar a dúvida… mas isso são detalhes, o que resta é esperar pra ver o grupo morder a maçã na sequência.

Até lá!

+20 contra hipnose de falso minoshiro

+20 contra hipnose de falso minoshiro

2 comentários em “Diário de Bordo #04.3: Shin Sekai Yori: From the New World

  1. Shinsekai Yori não é nada parecido com Another… nem em enredo base, nem em desenvolvimento e muito menos no felling passado.
    Duas coisas completamente diferentes, mas as pessoas estão “tentando” compara-las pois não acham argumentos validos para criticar Shinsekai.
    Os haters estão usando esta desculpa esfarrapada e torcendo para que vire um Another para poderem se gabar de seus shounens battles da temporada…

    Em 3 episodios acho que a serie está muito bem, claramente, uma das melhores da temporada… e o desenvolver não está lento, a serie já é complexa por si só e tem mais de 20 episodios, não custa nada fazer algo bem pensado e trabalhado em cada episodio, os episodios não sõ maçantes… ao contrario, aguçam a curiosidade para prender o telespectador na cadeira.

    Só uma correção… Aquilo no começo do episodio não era uma planta.
    Parecia ser um ovo de alguma criatura… eles pegam o ovo e “explodem” para poder criar a “mão do demonio” (talvez com a ajuda do Cantus). Em seguida ele até lava o remo que fica sujo com a explosão do ovo… que por sinal possue um odor horrivel.

    Acho que é daquela cobra laranja que aparece montando um ninho… veja que no pé da “mão do demonio” tem residuos da casca do ovo.

    • Só uma coisa, o Random Curiosity não permite hotlink, mas entrei no review do episódio 3 pra ver a imagem. Realmente eu não tinha reparado que a Mão do Demônio veio do ovo, mas que não era uma planta deu pra sacar, como comentei – parece mais um cadáver, cheio de moscas em volta. Meio tétrico. Essas cenas parecem aleatórias mas são muito úteis pra gente se ambientar nesse mundo.

      Realmente não consigo identificar até agora a relação feita a sério com Another. Parece uma piada que começaram a dar crédito demais😄 Mas espero que essa impressão se desfaça logo com o andamento da série.

      Valeu o comentário e a informação :3 Volte sempre!

Faça um comentário, é de graça

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: