1 comentário

O Sci-Fi misturado com Mahou Shoujo de Mahou Shoujo Lyrical Nanoha

Com o novo filme de Mahou Shoujo Lyrical Nanoha próximo de sua estreia falarei um pouco sobre essa franquia de grande sucesso tanto dentro quando fora do Japão. Tudo começou com um comercial de 3 minutos chamado Lyrical Toy Box em 2001, na época acredito que os planos eram de fazer um mahou shoujo comum, mas felizmente não foi o que ocorreu. Em 2003 foi a primeira tentativa de lançar a série sob o nome Triangle Heart: Sweet Songs Forever no qual Nanoha é apenas um personagem secundário, sua irmã Takamachi Miyuki e irmão Takamachi Kyouya são os protagonistas da série e a série em si é uma aventura que com e exceção dos personagens não possui relação alguma com a série atual. Então em 2004 Lyrical Nanoha finalmente foi ao ar como o conhecemos hoje.

 A série conseguiu misturar ficção cientifica com magia criando um cenário envolvente e cheio de mistérios. Algo muito interessante sobre a franquia é para usar magia os personagens utilizam-se de dispositivos tecnológicos que servem para processar informação e controlar magia com mais eficiência o que seria impossível para um cérebro humano, entretanto foi mostrado que alguns personagens não necessitam de dispositivos para utilizar magia. Durante o decorer da estória também é explicado mais detalhadamente o que são as Lost Logias (artefatos mágicos ou tecnológicos perigosos de mundos perdidos) mencionadas na primeira temporada, e o toda a extensão do trabalho realizado pela TSAB (Time Space Administration Bureau) que vigia o universo e tenta impedir o uso indevido de magias perigosas e das próprias Lost Logias.

Se eu fosse entrar em detalhes sobre o cenário, o espaço de uma única review não seria o bastante, mas além do cenário bem feito e estória bem estruturada a série possui muito moe e os relacionamentos entre personagens são muito profundos o que pode ser um prato cheio para aqueles que gostam de “shippar” personagens femininos. Apesar do titulo da franquia ser Mahou Shoujo Lyrical Nanoha é mostrado que existem personagens masculinos que utilizam magia na ao longo da série.

A primeira temporada gira em torno da relação entre as protagonistas Takamachi Nanoha e Fate Testarossa e as Lost Logias chamadas Jewel Seed que se ativados simultaneamente podem gera uma distorção espaço/tempo destruindo vários planetas dentro do raio de alcance da distorção. Nanoha era uma garota normal que descobriu a magia devido a um incidente causado pelas Jewel Seeds e por acaso foi constatado que possuía um grande poder mágico e talento excepcional para magia, já por outro lado Fate veio de um planeta onde magia é algo comum e possui problemas familiares devido a sua mãe ser obsecada com Al Hazard um mundo a muito perdido onde magia e tecnologia eram tão avançados que acabaram destruindo o próprio planeta. Fate é uma garota gentil apesar do que acontece durante essa primeira temporada ela apenas queria que sua mãe a reconhecesse.

Essa temporada foi um tanto quanto enrolada então para aqueles que tiverem vontade de conhecer a história sem perder nenhum detalhe recomendo ver o primeiro filme que em minha opinião foi superior a primeira temporada por varias razões, primeiro não tem toda a enrolas fazendo com que a estória flua mais rapidamente de forma a prender a atenção de quem está vendo, as personagens estão muito fofas sem falar na qualidade da animação.

Com a segunda temporada em 2005 o cenário utilizado para a série se expandiu ainda mais, revelando alguma informação sobre Mid-Childa indiretamente, pois um artefato que causou muitos problemas a esse mundo na antiga era Belka apareceu na Terra. Nanoha e Fate finalmente tornaram-se amigas e devo dizer que a relação das duas é muito fofa.

Fate revelou ser uma garota tímida e muito moe, além de novos personagens como Yagami Hayate e novos “antagonistas” foram adicionados a estória.

Então o que é tão bom sobre essa temporada? Diferente da primeira temporada Lyrical Nanoha A’s possui relativamente mais ação que a primeira e o desenvolvimento da trama acontece de forma mais rápida, porém sem perder em nada nas relações entre os personagens, mas sim desenvolvendo ainda mais suas personalidades, mostrando suas preocupações e pontos de vista.

Por fim, a terceira temporada foi lançada sob o titulo Lyrical Nanoha StrikerS em 2007 onde as antigas protagonistas agora são garotas de 19 anos. Um fato mudou completamente a direção do desenvolvimento da série, as protagonistas deixaram a Terra indo morar em Mid-childa, e também se tornaram membros oficiais da TSAB. Nanoha virou uma instrutora de combate mágico dentro da organização, Fate uma investigadora e por fim Hayate com muito esforço e a ajuda de suas amigas tornou-se comandante.

O que tornou essa temporada boa foi a mudança de ares, pois em Mid-Child magia é algo normal sendo que não é necessário esconder a magia como acontecia nas temporadas anteriores. As personagens não apenas mudaram em aparência e idade, mas suas personalidades e conhecimento condizem com o envelhecimento das personagens, agora a série é cheia de bishoujos, além da grande expansão que o cenário sofreu. Talvez o fato mais interessante seja que StrikerS não faz menção a fatos das temporadas passadas nem necessita conhecimento sobre as mesmas para compreender a história, essa é a temporada em que a mistura de magia e tecnologia se torna mais evidente o que torna as coisa muito mais atraentes fazendo com que se queira conhecer mais sobre o cenário, personagens e elementos da estória.

A franquia também conta com mangas e jogos. A maior parte dos mangas não tratam de uma temporada em questão, pois a série começou direto em anime sem ter uma versão em manga. Primeiramente foram lançados Magical Girl Lyrical Nanoha A’s THE COMICS e Magical Girl Lyrical Nanoha StrikerS THE COMICS, o primeiro que conta um pouco sobre o que ocorreu antes do inicio da segunda temporada e o que ocorreu após seu termino, enquanto Magical o segundo conta um pouco dos acontecimentos anteriores ao incidente da terceira temporada e o que aconteceu com os personagens após o termino da mesma.

Então se seguem os atuais mangas: Lyrical Nanoha Force que continua a história principal, após o termino de da terceira temporada embora Nanoha agora tenha 25 anos e um novo incidente envolvendo as Lost Logias chamdas Book of Silver Cross e os EC Dividers, personagens novos foram introduzidos entre todas as temporadas já lançadas essa é mais séria a mais violenta apenas lembrando suas origens em especial StrikerS na questão dos relacionamentos entre personagens e em questão de cenário, enquanto Lyrical Nanoha Vivid é um spin-off contando vida diária da filha adotiva de Nanoha, Takamachi Vivio que é uma garotinha muito fofa, e lembra muito os primeiras temporadas quando Nanoha tinha 9 anos com a pequena diferença de que por morar em Mid-Childa todas as colegas e amigas de Vivio também podem usar magia que faz parte do conhecimento básico nesse mundo entretanto a maioria dos usuários de magia jamais passará de rank C diferente das protagonistas das séries anteriores que são rank S e SS.

Ambos são mangas mensais então é necessário um pouco de paciência para esperar capítulos novos, além de ainda não ter tradução oficial para português.

Por fim a os jogos para PSP mencionados anteriormente. Mahou Shoujo Lyrical Nanoha A’s Portable: Battle of Aces e Mahou Shoujo Lyrical Nanoha A’s Portable: The Gears of Destiny. Os jogos parecem ter um story mode contando a partes da estória não mostrada nos animes e mangas, além de alguns novos vilões nascidos a partir da destruição do Book of Darkness (Yami no Sho/闇の書) após o termino da segunda temporada do anime.

Um comentário em “O Sci-Fi misturado com Mahou Shoujo de Mahou Shoujo Lyrical Nanoha

  1. Oiee
    Gostei muito desse post do nanoha
    sou fã de Nanoha (tenho até um scantrad dela XD)

    Eu posso Postar o link desse post no meu scan?
    bjus~

Faça um comentário, é de graça

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: