4 Comentários

Kaiji Live Action – Adaptação semi-fiel

Olá a todos. Estou revivendo esta seção, afinal, nunca é tarde pra usar a carta “Monstro que Renasce” e fazer isso aqui renascer. Pra que isso nasça de novo em grande estilo, resolvi falar da versão com atores de um anime que eu gosto muito e até acho uma bela surpresa a nota que ele recebeu quando o vi; afinal, dos animes com a mesma nota é o que tem traço mais feio. Com vocês, o Live Action de Kaiji, um dos seinens mais intensos que já vi.

Kaiji conta a história de Itou Kaiji, um vagabundo que tem como rotina roubar emblemas de carros e esvaziar seus pneus. Um dia, ele recebe a visita de um homem bem vestido que parece ser um cobrador. A razão de sua visita é uma dívida não paga pelo amigo de Kaiji, Furuhata Takeshi, e da qual Kaiji era fiador. A dívida, que era de 300.000 ienes, já havia se tornado 3,85 milhões e com o sumiço de Furuhata, ela ficou a cargo de Kaiji.
No entanto, o suspeito cobrador oferece uma saída: participar de um cruzeiro onde há jogos e jogadores na mesma situação. Obtendo sucesso, sua dívida é extinta e uma quantia é dada como prêmio. Mas se falhar, seu futuro será o trabalho escravo por anos.

O Live Action continua intenso como o anime; não vi perdas significativas, talvez pela parte inicial do game ser pouco explorada, já que são apenas 30 minutos no filme e no navio são 30 horas, mas tem um ganho com isso que citarei mais para frente.

E, pela primeira vez, consegui olhar pra Kaiji e não pensar que o traço era feio (podem rir). O filme está ótimo, realmente ótimo.

As atuações em Kaiji passam o mesmo efeito do anime. No papel de Kaiji temos Fujiwara Tatsuya, mais conhecido pelo publico em geral pelos seus papeis nos Live Actions de Death Note e Battle Royale, onde ele faz o papel de Light e Shuuya respectivamente.

Sabe quando dizemos a alguém que tal ator esteja impecável em determinado papel? Bom, esse é o caso de Tatsuya em seu papel como Kaiji.

Ele está impecável no papel, realmente ótimo mesmo. É tão convincente quanto o personagem original, a emoção passada pelo personagem no anime.

A adaptação de mangá para Live Action está ótima, o que foi perdido é recompensado. Achei meio estranho como a parte inicial em que Kaiji vai para o navio se encerra muito rápido e, como citado acima, mas nada que dê para matar, já que mesmo sendo mais rápida consegue ser fiel.

Mas o Live traz uma surpresa agradável: lendo a sinopse, tem a parte que eu irei elogiar: “Mas, se falhar, seu futuro será o trabalho escravo por anos.”

Olha, não sei se eu dormi ou algo do tipo, mas isso não é mostrado no anime. Não sei é invenção do filme, já que eu mesmo nunca li o mangá, mas no filme é mostrado o tal trabalho escravo e ele é muito interessante.

Não que trabalho escravo seja bom ou algo do tipo, estou falando nesse caso do filme, afinal, isso nunca foi mostrado no anime, achei algo bem interessante de se ver, mas isso tem uma falha junto.

Com esse trabalho escravo, a história sofre uma mudança: Kaiji, que vence o primeiro jogo no filme, não vence os outros e isto leva a cena do trabalho escravo, mas com isto se perde metade do segundo desafio que é mais intenso que é o primeiro, mas, sério, acabo nem sentindo falta no fim, o trabalho escravo é intenso como a cena de todos caindo e se quebrando.

Mas como eu disse apenas metade se foi embora e a parte da ponte está lá como no anime e tão intensa quanto, mas claro, novamente não é uma adaptação perfeita, senti falta da escada transparente.

Mas tá, a parte do final do anime foi bem mostrada, mesmo que diferente, a emoção foi à mesma, o jogo final foi cheio de reviravoltas como no anime e não perdeu nada de sua graça mesmo com as mudanças.

Enfim, eu recomendo sim ver o Live Action de Kaiji, ficou ótimo, mesmo tendo suas diferenças pro anime; em breve devo ver o segundo filme, esse não garanto que irei escrever, mas pra quem não viu o anime e quer saber mais sobre, sugiro ler o review que o Luk postou no Chuva de Nanquim sobre o anime, o link está aqui. E só pra constar, o Zawazawa está no Live Action, fiquem tranquilos!

4 comentários em “Kaiji Live Action – Adaptação semi-fiel

  1. Estou baixando o live action agora, e, enquanto isso, aproveitei para dar uma procurada na net por reviews sobre ele. Li o seu review e devo confessar que ele está me dando esperança sobre o rumo do live action. Parece ser realmente bom. Eu sempre fico com um pé atrás quando produzem filmes de anime, pois 99,99% das vezes, são verdadeiros fracassos. Espero que não seja o caso do Kaiji. he he.

    E só preciso consertar uma pequena parte no seu review, caro amigo. Você mencionou que Kaiji nunca fez trabalho escravo no anime, porém isso é um equívoco. Realmente, no Kaiji 1, o anime termina com ele perdendo no “sorteio” para o velhote lá e indo embora de carro. Entretanto, existe a continuação do Kaiji 1. É o anime Kaiji 2, que conta com também 26 episódios. Nestes, mostram Kaiji sendo capturado e levado para o “inferno”, em que ele é obrigado a cumprir longas jornadas de trabalho braçal, além de ter outros muitos incríveis desafios.

    Provavelmente o Live action aborda trechos dos dois animes. Fiquei sabendo também que há uma segunda versão Live Action, que se não me engano, já entrou em exibição no Japão. Espero que ganhe legenda em português logo para que possamos assistir.

    Um grande abraço.

    • Não é bem um equivoco, eu somente vi a primeira temporada e o primeiro live action, o fansub que eu vou ver a S2 ainda não encerrou. O segundo Live Action, eu já perguntei ao MDAN sobre ele, talvez eles subem em breve sim, qualquer caso, eu mesmo subo em meu fansub.

  2. ONDE EU BAIXO ESTE LIVE ACTION??!!!!!

Faça um comentário, é de graça

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: