4 Comentários

Bungaku Shoujo – Um trágico amor literário

Olá, caros jovens leitores, como está a vida de vocês? Espero que bem, pois hoje falarei sobre algo não-moe: um movie. Um movie realmente bom, e o nome dele é Bungaku Shoujo.

Bungaku Shoujo é um filme que pode ser classificado como Drama e até mesmo como Tragédia. Produzido pelo Production I.G (Usagi Drop, Blood+, Ghost in the Shell, entre outros) e dirigido por Shunsuke Tada (World Destruction, OVAs de Tsubasa Chronicle e New Prince of Tennis), foi lançado nos cinemas japoneses em 1º de maio de 2010 e ele não chegou a ser lançado no Brasil. A história fala sobre a estudante Amano Touko que, de tanto amar a literatura, literalmente come os livros da biblioteca. Na verdade, ela faz isso porque é uma youkai. Um dia, o protagonista Inoue Konoha, que antigamente escrevia livros, acaba descobrindo este segredo. A partir daí, Inoue é forçado a participar do clube de literatura do colégio fazendo companhia à Amano, escrevendo novas histórias para alimentar a sua fome.

Inicialmente ao ver esse filme e a sinopse, pensei em tudo, menos em um amor trágico. Quem lê à primeira vista a história do filme, deve pensar: “Esse filme, pela sinopse e pelos gêneros, conta a história cómica de uma youkai com um amigo humano com um toque dramático”, coisa que, ao longo do tempo dos 100 minutos, de filme é deixado de lado para a entrada de outras coisas.

Eis então que entra Miu Asakura, uma garota solitária que quando conhece nosso jovem protagonista, nasce uma amizade entre os dois através das histórias que ela contava, logo, um dia, ela esgota sua imaginação e começa a plagiar grandes nomes da literatura para não perder seu grande amor: no fundo, tudo por amor. Agora, depois desse spoiler, você aí deve estar me perguntando: “por que tragédia?” Esse amor se torna tão poderoso, que, quando ela perde para nosso protagonista em uma competição literária, tenta seu suicídio. Os dois se reaproximam, mas não dá certo, não existe amor ali e nosso protagonista finalmente nota quem ele ama afinal: A Personagem que dá título ao filme, Bungaku Shoujo, ou no filme sob o nome de Touko Amano, surge um problema para nosso protagonista, seu amor não será realizado, quando ele finalmente nota quem ele realmente ama e quem ele quer viver junto, ela vai embora.

Bungaku Shoujo é uma obra lindíssima de ver, o I.G. mostra-se, como sempre, competente na animação, uma animação linda, que vista em um 1080p é de encher os olhos. A direção é competente, mostra tudo que deve ser mostrado como deve ser mostrado sem falhas, a trilha sonora é ótima, feita por Toshihiko Nakajima (o mesmo do ótimo Kobato e o conhecido Kanokon), o desenvolvimento é ótimo e não te deixa com vontade de fechar o filme e ver outra coisa.

                          Afinal, você recomenda o filme ou não?

Sim, e recomendo fortemente o filme, uma obra linda e triste e que todo fã de animação japonesa deve assistir. Sua nota final fica como 10. E fica a cena mais marcante para mim do filme inteiro.

Me deu calafrios essa cena, admito

4 comentários em “Bungaku Shoujo – Um trágico amor literário

  1. Gostei desse filme.

    A Mio em alguns momentos foi odiável do meu ponto de vista, mas se não fosse assim o filme perderia a graça. Se bem que graça mesmo é a Amano Touko =)

  2. Parece interessante…

  3. Só consertando, escrevi Mio ao invés de Miu xD

  4. Assista também aos 3 OVA’s. Explicam muitas coisas sobre o filme e, na minha humilde opinião / gosto pessoal, são tão bons quanto, talvez até melhores.

Faça um comentário, é de graça

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: